Se você tem um computador que muitas pessoas utilizam, provavelmente deve querer ter total controle sobre ele, previnindo os usuários de utilizarem os recursos do sistema em geral, certo? Bom, se sim, agora você vai aprender um pequeno truque bem simples para bloquear a instalação de programas no seu computador.

Nota importante: Neste tutorial, você vai aprender a bloquear a instalação de programas de uma maneira que nem você mesmo conseguirá utilizar este recurso, caso queira voltar atrás, releia este tópico e desmarque as opções para o modo original, que também será descrito neste post.

Alerta: Isso não irá bloquear todos os programas, apenas os programas que utilizam o Windows Installer.

Bloqueando

Lembra do atalho do Editor de Diretiva de Grupo Local do Windows 7 que criamos no início desta semana? (Caso não, leia mais aqui).

Então, entre no gpedit.msc (Editor de Diretiva de Grupo Local), e navegue nas pastas seguindo o seguinte caminho.

Configurações do Computador > Modelos Administrativos > Componentes do Windows > Windows Installer

Agora de dois cliques em Desabilitar Windows Installer e modifique a opção original (que é Não Configurado) paraHabilitado. Para garantir, selecione também a opção Sempre, para que o sistema sempre desabilite o Windows Installer.


Agora, navegue até a chave:

Sempre instalar com alto privilégio

Habilite está chave também.


Agora navegue até a pasta:

Configurações do usuário > Modelos Administrativos > Sistema

Dentro de Sistema, procure pela chave Não executar aplicativos do Windows específicos, e dê dois cliques com o mouse sobre ela. Dentro dela, clique em Habilitado e depois em Mostrar..., cole o caminho abaixo e clique em OK, depois em Aplicar:

C:\Windows\System32\msiexec.exe


Pronto, assim você impede que os usuários do seu computador instalem qualquer tipo de programa no sistema que utilize oWindows Installer, e como eu disse anteriormente, se quiser voltar a ter privilégios para instalação de programas, refaça o procedimento marcando as caixas como estava anteriormente.