Olá pessoal, dando continuidade nos artigos  hoje iremos ver o procedimento padrão para a instalação/configuração do NPS (Network Policy Service) para habilitar o recurso do RRAS (Routing and Remote Acces) utilizando o recurso de VPN (Virtual Private Network) no Microsoft Windows Server 2008 R2 SP1 x64.

A utilização do recurso de VPN (Virtual Private Network) tem como finalidade conectar filiais ou usuários à rede interna da empresa, através de um túnel dentro de um WAN (Internet) para acesso de recursos de forma segura, no Windows Server 2008 o RRAS vou integrados a vários outros recursos como o NAP (Network Access Protection) que será abordado em outros artigos.

 
01. Por padrão o RRAS no Windows Ser ver 2008 não vem instalado, clique em: Iniciar, Ferramentas Administrativas selecione: Gerenciador de Servidores.


02. Na tela do Gerenciador de Servidores, selecione: Funções clique em: Adicionar Funções.


03. Na Tela de Antes de Começar, clique em: <Próxima>


04. Na Tela de Selecionar Funções do Servidor, selecione a OpçãoServiços de Acesso e Diretiva de Rede, clique em: <Avançar>.


05. Na Tela Serviços de Acesso a Diretiva de Rede, clique em: <Próxima>


06. Na Tela de Selecionar Serviços de Função, selecione: Serviços de Roteamento e Acesso Remoto, automáticamente sera selecionado como Opções: serviço de acesso remoto e roteamento, clique em: <Avançar>.


07. De Na Tela de Confirmar seleções de instalação, clique los: <Instalar>


08. De Na Tela Resultados da Instalação, clique Em: <Fechar>


09. Após a instalação do RRAS podemos ver a rede disponível em nosso Gerenciador de Servidores, clique em: Serviços de Acesso e Diretiva de Rede.


10. Por padrão o serviço do RRAS não e configurado, sendo necessária sua configuração e iniciar o serviço


11. Podemos Acessar o Serviço do RRAS clicando em: Iniciar, selecione Ferramentas administativas: Roteamento e Acesso Remoto.


12. O MMC do RRAS não mudou muito em relação ao Windows Server 2003.


13. Para habilitarmos o recurso de VPN, selecione o seu servidor, em nosso exemplo: SERVER-2008, clique com o botão direito do mouse, será apresentado um menu de opções, selecione: Configurar e Habilitar Roteamento e Acesso Remoto.


14. Na Tela de boas-vindas para o Assistente para Configuração do Servidor de Roteamento e Acesso Remoto, clique em: <Avançar>


15. Para o recurso de VPN funcionar corretamente e necessário no mínimo 2 (duas) placas de rede, uma será a rede interna e a outra a rede que fará a conexão externamente, tendo essa configuração poderíamos utilizar a opção: Remote access (dial-up VPN), como temos apenas 1 (uma) placa de rede em nosso servidor, iremos selecionar a opção: Configuração personalizada, clique em: <Avançar>


16. Na tela de Assistente para Configuração do Servidor de Roteamento e Acesso Remoto, selecione: Acesso VPN clique em: <Avançar>


17. Na Tela de Conclusão do roteamento e Assistente de configuração de servidor de acesso remoto, clique em: <Concluir>.


18. Na Tela de iniciar o serviço, clique em: <Iniciar serviço>.

19. O serviço da VPN será inicializado.


20. Após a inicialização, podemos ver todos os recursos do RRAS, novamente as configurações do RRAS do Windows Server 2008 não alteraram muito em relação do Windows Server 2003, as mudanças maiores estão nas configurações do NAP.


21. Após a configuração, iremos verificar as opções do nosso servidor do RRAS, selecione o seu servidor, em nosso exemplo: Server-2008, clique com o botão direito do mouse, será apresentado um menu de opções, selecione: Propriedades.


22. Na aba: IPv4, por padrão já está habilitado o recurso de: Habilitar Encaminhamento IPv4, em nosso exemplo, temos instalado e configurado o serviço de Protocolo DHCP, iremos deixar marcado a opção: Protocolo (DHCP) e deixar a opção: Habilitar resolução de nomes de difusão e em Adaptador: Permitir que RAS selecione o adaptador e clique em: <OK>


23. Após as configurações do RAS, iremos verificar as mudanças feitas em nosso serviço de DHCP, clique em: Iniciar, Ferramentas Administrativas selecione: DHCP.