Atualizar o BootLoader de uma RouterBOARD

 

Para muitos que não sabem, porem atualizar somete o Mikrotik não quer dizer que sua RB esta  completamente atualizada. A RouterBOARD possui o seu boot que é responsavel por indentificar todas informações de hardware ou seja,  e também as informações de boot. Muitos problemas de travamento, reboots e demais problemas podem ser resolvidos atualizando o bootloader.

Para obter as novas versões de bootloader, basta atualizar a RB para a versão mais recente do mikrotik e verificar com o comando “system routerboard print”, em uma janela do New Terminal do Winbox, se existe uma nova versão para a sua RB.


Como pode ver na imagem acima, a versão atual que está rodando na minha RB é a versão 3.04, porém já está disponível uma atualização para a versão 3.10.

Neste caso, basta entrar com o comando “system routerboard upgrade” e confirmar a atualização que o bootloader será atualizado.


Após a atualização o Mikrotik irá pedir um reboot, então o faça com o comando “system reboot” e pronto, a sua RB já estará com o bootloader atualizado!!!


Para conferir se está atualizado mesmo, vá ao new terminal e digite novamente o comando “system routerboard print” para ver em que versão se encontra, se a versão do current-firmware estiver igual ao upgrade-firmware a sua rb já estará 100% atualizada!!