Como deixar a pagina de manutenção automática!

 

Gosto de trabalhar muito com mikrotik principalmente com regras de firewall e script, passei pra poucas pessoas algumas coisas que sei, (toda semana vou estar postando regras funcional) claro que mikrotik cada vez mais você estuda mais você sabe que não sabe, tipo a bíblia cada vez que você ler mais você aprende e quando volta no mesmo assunto você descobre mais assim e o mikrotik. atualmente faço manutenções pra alguns provedores porte médio alto, só que quero estar passando um pouco a cada tempo do que seu sei ei estar ai as regras bem fácil de automatizar sua pagina de bloqueio sem bug.

 

1ª a regra do nat todos já conhece ai estar ela só colocar o ip do seu MK-Auth, para melhor aproveitamento coloca regra do nat no topo.

copie a regra para um bloco de nota coloca o ip do mk-auth depos copie no terminal do mikrotik. pronto  

 

 

2ª já estou mandando a regra do script prontinha pra você colar direto no terminal do seu mikrotik. Ctrl-c , Ctrl-V.

 

a sim antes pra você saber mais sobre a regra abaixo, ela manda 20 pins pro dns da google caso falha os 20 pings em seguida ela ativa a regra do nat, assim faz que direcione pra pagina de manutenção, quando NORMALIZAR os pings a mesma regra desativa o comando de manutenção e tudo volta como era.

 


3ª para todos os scripts precisamos de scheduler, essa regra também é só copiar e colar direto no terminal do mikrotik, ela manda o comando para o script de 2 em 2 minutos sem da LOG no seu sistema, faz em silêncio.

 

OBS: essas regras fiz na versão 6X do mikrotik, pela minha teoria eh só terá a prioridade da regra do nat acima que funciona na versão 4 e 5X.

 

Quem entende um pouco de regras de mikrotik, pode mudar alguns detalhe de ex: o comentário.

agradeço a todos desse fórum e em especial o Pedro que é uma pessoa muito dedicada no que ele faz .